2 de março de 2024

The Ember's Lantern (Colleen Houck)


📚THE LANTERN'S EMBER, de Colleen Houck
🇧🇷 A Chama de Ember, publicado pela Arqueiro
⭐ 3,5

O livro é bem legal, de verdade, mas algumas coisas me incomodaram e vou tentar explicar.

Começando pelo que eu gostei: 

🍁 A ambientação é ótima; tanto no mundo real, quanto no Outro Mundo, consegui me sentir transportada para outra realidade. Gostei de como autora descreve os lugares, as roupas, os objetos, etc. O nosso mundo parece o do filme "Os Irmãos Grimm", com Matt Damon e Heath Ledger, e Outro Mundo parece a animação "Planeta do Tesouro", da Disney, naquela vibe fanstasia stempunk.
🍁 Os personagens principais. Apesar de meio ingênua e teimosa em alguns momentos, gostei da Ember, principalmente depois da metade do livro; Jack é provavelmente o personagem que eu mais gostei e, se dependesse de mim, a autora poderia escrever outro livro como uma prequel contando as aventuras dele até o momento em que "A Chama de Ember" começa; também gostei do Dev, mesmo achando ele meio esquisito no começo e ter demorado para saber se ele era um personagem mocinho ou vilão, apesar de ser meio previsível quais eram as intenções da autora; Finney foi um dos que me surpreendeu, porque achei que ele seria um personagem secundário, mas acabou tendo bastante destaque na história e, de forma geral, é um dos mais legais; Delia, assim como Jack, merecia também um livro prequel contando suas aventuras como capitã pirata.
🍁 As referências ao folclore do Halloween e também à outras obras da literatura. Elas funcionam mais como easter eggs do que informações importantes para o desenrolar da história, mas mesmo assim achei legal.
🍁 A escrita de Colleen Houck. Este foi o meu primeiro contato com a autora e fiquei bem satisfeita. Gostei, principalmente, de como ela escreve os diálogos entre os personagens e como cada um deles tem uma voz bem definida.
🍁 A abóbora do Jack. O personagem mais adorável de TODO O LIVRO.

Agora, os aspectos que menos gostei: 

🍁 O ritmo esquisito. O livro começa envolvente e intrigante na medida certa, depois fica meio "meh", aí vem um monte de ação e reviravoltas, aí fica meio repetitivo e "meh", mais reviravoltas e fim! Acho que foi por isso que demorei tanto (quatro meses!) para concluir a leitura; em alguns trechos eu praticamente me arrastei. Tudo bem que isso pode ser algo mais pessoal e que não vai ser sentido por outros leitores, mas mesmo assim achei válido mencionar.
🍁 O triângulo amoroso. Para ser justa, eu quase nunca gosto de triângulo amoroso, então talvez eu não seja a melhor referência nesse ponto. Mas acho que para quem é fã, não seria um problema. (Obviamente, Jack é a única opção).
🍁 Os vilões. Acho que são três vilões e, com exceção de um, os outros são bem naquele estilo "sou mau porque sim" e fica por isso mesmo. Ah, e tem um momento que a gente descobre o grande vilão e... assim, sério? Novamente, para ser justa, eles cumprem suas funções de vilões, mas acho que se eles fossem um pouco mais aprofundados, o resultado teria sido melhor.
🍁 Solução rápida. Esse ponto tem relação com o ritmo esquisito. O livro inteiro é marcado por alguns mistérios e desconfianças e aí, nos últimos três (!) capítulos tudo começa a se resolver muito rápido, reviravoltas começam a surgir. Não que seja ruim, porque a autora realmente amarra tudo e não deixa pontas soltas, mas achei meio corrido.

Acho que é isso. O livro é uma leitura divertida, mais aventura de fantasia com romance do que terror paranormal. Mais middle grade do que YA. Nada disso exatamente um problema para mim, mas que pode ser para outros leitores desavisados ou que possam criar expectativas por causa da capa mais "dark". Se fizessem um filme adaptando o livro, eu provavelmente assistiria.

0 yorum:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.