13 de março de 2023

Depois (Stephen King)


Na semana passada concluí a minha primeira leitura de 2023 e achei que o evento merecia um destaque no blog. Já estava desacreditada e achava que não sabia mais ler. A verdade é que desde o final de 2021 (!) que não me empolgava muito com livros e tudo o que li desde então foi com muito esforço, quase me arrastando (metaforicamente, claro) e, dessa vez, não foi assim tão diferente. Tive muita dificuldade para ter disciplina para ler, mas todas as vezes em que parei para fazer isso, não consegui desgrudar do livro. Então, é isso. Obrigada, Stephen King por me lembrar que sou leitora e que livros são tudo de bom.

Ah, sim, o livro é Depois, lançado pela Suma em 2021. Inclusive, comprei na semana do lançamento e paguei caro, então já fica aqui a recomendação: se o livro for ficar parado na estante por um tempo, deixe para comprar depois e aproveite uma promoção 😉

Sobre o que é?
Um menino chamado James Conklin, que tem uma habilidade bastante peculiar: ele vê gente morta e consegue falar com elas. Até aí, tudo mais ou menos bem; mas a situação muda um pouco quando existe a possibilidade de usar essa habilidade para algum benefício - seja pessoal, seja para outras pessoas. De forma geral, é uma história sobre aprender o que é certo e o que é errado e sobre encontrar a coragem de encarar aquilo que te dá medo.

Quer saber de uma coisa, a pior parte de crescer é como isso faz com que a gente cale a boca.

O que eu mais gostei?
São alguns os pontos que mais me agradaram. Primeiro, a habilidade do King de nos envolver em suas histórias; aqui, tudo realmente flui muito bem e, apesar da minha falta de disciplina, esse é um livro que dá para ler bem rápido (tem só 192 páginas!), é bastante visual também, a sensação é a de estar assistindo à um filme. A narrativa é feita pelo próprio James, anos mais tarde, que resolve nos contar sobre acontecimentos da sua infância e da sua adolescência e as situações nas quais acabou de envolvendo por conta de sua habilidade. Acho que esse é um recurso que já foi utilizado pelo autor outras vezes, mas eu realmente não ligo muito - pelo contrário, acho que esse é um dos meus tipos favoritos de narrativa.

Outro ponto que preciso mencionar: easter eggs! Ainda não me dispus a pesquisar, mas as referências à It - A Coisa não passam batido àqueles que conheçam a história do Clube dos Otários e a história de Derry, mesmo que aqui a história aconteça, na maior parte, em Nova Iorque. As referências não chegam a ser spoilers e nem acho que possam atrapalhar a experiência de quem não teve contato com o calhamaço; funcionam mais como uma gracinha do autor para aqueles que já estão familiarizados com o Kingverse. Como It é um dos meus livros favoritos, adorei!

O que pode ser motivo para não gostar?
O final. Acho que dá pra dizer que Stephen King também é conhecido por nem sempre fazer finais legais para suas histórias. Nesse caso, não é exatamente sobre como os grandes conflitos se resolvem, acho até que as soluções foram bem apresentadas. É mais sobre uma revelação no final que, sinceramente, faz a gente pensar "tá... mas por que precisava disso?". Não foi algo que me incomodou, só achei meio aleatório; em todo caso, acho que o autor deve ter os motivos dele para colocar essa parte no final. Ah, sim, e pode ser também que algumas pessoas achem previsível. Eu não achei.

Recomendo para quem?
Para quem já é leitor de Stephen King ou de livros no estilo dos dele; para quem quer conhecer o autor, mas fica com receio de pegar um daqueles calhamaços; para quem gosta daqueles filmes da Sessão da Tarde que passavam nos anos 80 e 90 e trazem aquelas crianças super espertas.

Considerações finais
O livro provavelmente não é o melhor do autor e é difícil saber se chamaria atenção se tivesse sido escrito por outra pessoa. Em todo caso, é um livro honesto e que entrega o que promete. Não mudou a minha vida, mas nada impede de mudar a vida de outra pessoa. De qualquer forma, é uma leitura que prende a atenção do início ao fim, então não acho que seria uma perda de tempo. Recomendo!

Nota: ⭐⭐⭐½


PS: tecnicamente, o primeiro livro que concluí em 2023 foi Tales of The Shadowhunter Academy, da Cassie Clare, mas como ele já me acompanhava desde o ano passado, resolvi desconsiderar.

0 yorum:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.