10 de fevereiro de 2022

Bliss (Lauren Myracle) (releitura)

Li Bliss pela primeira vez em 2014 e lembro de ter achado a leitura bem ok na época. Sem muita explicação, senti vontade de fazer uma releitura todos esses anos depois e, ainda que a minha opinião tenha se mantido, acho que gostei mais da experiência dessa vez.

O livro tem início no verão de 1969 e acompanha um ano na vida da protagonista, Bliss, uma adolescente de 14 anos filha de hippies e que, após ir morar com a avó em Atlanta, passa a frequentar uma escola de elite. Lá ela irá fazer novas amizades e aprender o que é ser uma adolescente normal para a época, ao mesmo tempo em que questiona muitos dos costumes que não fazem o menor sentido para ela. Ah, ela também vai precisar lidar com umas esquisitices do tipo sobrenatural, pois aparentemente a escola é assombrada e ela fica escutando uma voz assustadora dizendo coisas igualmente medonhas.

Entre as coisas que mais gostei está a ambientação no fim dos anos 60 e início dos anos 70, com referências à cultura, moda e acontecimentos da época. Logo nos primeiros capítulos, Bliss fica sabendo dos assassinatos Tate - La Bianca e as investigações do caso são tópico para as conversas da protagonista e seus amigos. Os capítulos são marcados por trechos de comerciais, séries de televisão e também do julgamento dos membros da Família Manson. Esses detalhes ajudaram a criar a ambientação, me fazendo entender o contexto em que a história estava acontecendo.

De forma geral, é um livro que me manteve intrigada, mesmo em uma segunda leitura. Já havia me esquecido de alguns detalhes que gostei de "descobrir" novamente. Porém, assim como aconteceu na primeira vez que li, achei a história um tanto previsível a partir de um determinado ponto e mesmo que não seja o suficiente para estragar a experiência, fico pensando se não foi o que me fez achar a história apenas ok. Ainda assim, não me arrependo pela releitura e recomendo o livro.

Só depois de anos é que fui descobrir que o livro é na verdade um prequel de Rhymes With Witches, publicado em 2005. Talvez isso explique algumas pontas que ficam soltas em Bliss, mas não sei se tenho tanto interesse assim na leitura. Acho que por enquanto um livro é o suficiente.

0 yorum:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.