1 de julho de 2021

O 2º trimestre de 2021: leituras recentes

Entramos oficialmente na segunda metade de 2021 e sigo achando esse ano muito esquisito, sem muita variação do que foi o ano passado. Assim, mais uma vez, as leituras têm sido uma ótima fonte de consolo, distração, diversão, etc etc etc. Os últimos três meses foram marcados por histórias que gostei de acompanhar e que foram, de forma geral, bastante satisfatórias. Tirando as duas leituras 2 estrelas, não tenho do que reclamar. E até elas não achei que foram perda de tempo, às vezes acontece de a gente se decepcionar com algumas leituras e tudo bem. Recomendo todas elas!


Outro aspecto que percebi quando escrevia a lista de leituras é que esse ano estou realmente me empenhando em ler mais quadrinhos/mangás e quero continuar fazendo isso no segundo semestre. Até porque tem muita coisa legal no Prime Reading e no Kindle Unlimited, então quero explorar mais esses catálogos. Também anotei as dicas que alguns de vocês que me acompanham me deram nos stories e, se possível, vou tentar ler algumas. Enfim, as leituras do segundo trimestre de 2021:


The Invisible Life of Addie Larue
, de V.E. Schwab | ★★★★
Um dos meus livros favoritos do ano! A ideia de uma jovem que vive em uma aldeia na  França do século 17 e que, para escapar de um casamento arranjado e um futuro nada promissor, acaba fazendo um pacto com um deus da floresta e acaba se tornando imortal é irresistível demais para mim. Adorei a ambientação da história e a escrita de V.E. Schwab realmente me encantou. É mágica e poética, muito bonita. Gostei que a narrativa não é linear e faz vários saltos entre épocas diferentes. Os personagens também são bem marcantes, principalmente os protagonistas. Acho que o Henry é o meu favorito e creio que todo leitor irá se identificar um pouco com ele. De forma geral, não tenho nada de muito negativo para falar sobre o livro e a principal ressalva que tenho é que em alguns momentos a narrativa realmente ficou arrastada e meio repetitiva, o que me fez perder um pouco de interesse. Eventualmente, o ritmo melhorou, mas tenho certeza de que uma edição poderia ter reduzido o número para algo razoável mantendo a essência da história. Sinto também que alguns pontos ficaram meio soltos, mas ao mesmo tempo fiquei com a impressão de que uma releitura pode trazer uma visão diferente. Terminei de ler já sabendo que iria revisitar a história em outra ocasião; adoro quando isso acontece!

Recomendo bastante a leitura, para que gostou de O Circo da Noite, de Erin Morgenstern, e Golem & O Gênio, de Helene Wrecker. 


Gótico Mexicano
, de Silvia Moreno-Garcia | ★★
O livro foi um dos mais populares, amados e recomendados do Goodreads em 2020 e era um dos que eu mais queria ler esse ano. Eu queria ter amado também, mas me decepcionei. Eu não sabia muito bem sobre o que seria a história e acho que isso contribuiu para a experiência; e, para ser justa, a leitura estava funcionando até pouco mais da metade. Gostei da ambientação no interior do México durante os anos 50 e de como a autora vai, aos poucos, construindo uma atmosfera de suspense e mistério bastante assustadora. É aquele tipo de história em que a gente não sabe o que está acontecendo durante boa parte do tempo e também não conseguimos confiar em ninguém. Contudo, depois do momento de reviravolta em que respostas começam a surgir a história começou a se perder para mim e meu interesse foi desaparecendo. Terminei a leitura meio na força do ódio apenas para saber como seria o desfecho.

Não acho que seja um livro ruim e gostei das escolhas que a autora fez. É algo diferente e com potencial, mas a execução, a meu ver, foi meio infeliz. Tudo meio corrido e sem espaço para um desenvolvimento. Também fiquei com a impressão de que a autora queria abordar vários temas, mas acabou só pincelando e quase nada teve um real aprofundamento. Isso me fez pensar se não teria sido mais interessante focar em apenas um aspecto e seguir só com ele. Por fim, um outro ponto que não me agradou - mas, nesse caso, é algo bem pessoal - foi a escrita de Silvia Moreno-Garcia. Não consegui me conectar, achei tudo muito seco e sem emoção. Em uma história em que a tensão, a angústia e o medo desempenham um papel - inclusive para compreender melhor os personagens e suas atitudes -  esse distanciamento acabou por prejudicar a experiência. Como disse, não achei um livro ruim, mas para mim não funcionou.


Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos
 Cidade das Almas Perdidas, de Cassandra Clare | ★★★ ¹/²
Cassandra Clare e seu universo dos Caçadores de Sombras se tornaram uma espécie de porto seguro para mim, um lugar para o qual gosto de ir quando preciso de algum tipo de conforto enquanto acompanho histórias mirabolantes que nem sempre fazem tanto sentido e que trazem elementos e personagens que têm tudo para me agradar. Justamente por isso, não costumo prestar muita atenção ao que muita gente poderia considerar defeitos ou algo com potencial de tornar a obra algo menor. Acho que a Cassie criou um dos mais legais universos na literatura jovem de fantasia e se tiver que lamentar algo, que seja a minha pedância millennial de achar que séries YA não são dignas da minha atenção. Em todo caso, já tendo sido alertada por fãs ávidos das obras da Cassie, comecei a ler Os Instrumentos Mortais no ano passado com a plena consciência de que essa é a primeira série da autora e, por isso, é considerada por muitos a mais "fraca". Estou adorando. De fato, é notável a evolução da escrita da autora em seus trabalhos posteriores - só li a trilogia As Peças Infernais -, mas isso não quer dizer que seu primeiro trabalho não tenha encanto. Particularmente, adoro o fato de que é uma história que acontece nos tempos atuais, com personagens que têm celulares, andam de metrô e em alguns momentos lidam com situações bem corriqueiras do século XXI.

Sobre os três livros, gostei do encerramento da primeira fase com Cidade de Vidro e fiquei intrigada pelo que viria na segunda parte da série. Falando de forma muito sincera, não comprei o vilão e, de forma geral, achei a ameaça toda bem enfadonha. As histórias de Cidade dos Anjos Caídos Cidade das Almas Perdidas já estão misturadas na minha cabeça, então não tenho muito o que comentar de forma individual sobre cada um, exceto que gostei mais do livro 4; sinto que manteve o ritmo do anterior. Já o 5º volume foi bastante arrastado e acho que só não demorei mais porque aproveitei os momentos de afazeres domésticos para ouvir o audiobook. Clary e Jace se tornaram a parte de que menos gosto na história e, apesar de eles nunca terem sido os meus favoritos, nunca tive motivos para desgostar deles. Por outro lado, adoro as partes com Simon, Izzy, Maya e Jordan. Morri de preguiça do gancho de Cidade das Almas Perdidas, mas pretendo concluir a série antes do final do ano. 

Sailor Moon - volumes 1 e 2, de Naoko Takeuchi |  ★★★
No ano passado, movi céu e terra para conseguir completar a minha coleção de Sailor Moon, que comecei a comprar em 2014 e, desde então, apenas havia lido até o volume 4. Assim, como uma das minhas decisões para esse ano era continuar lendo quadrinhos e mangás e a minha coleção finalmente estava completa, me pareceu o momento oportuno para realmente me jogar nessa série. Apesar de ter assistido o anime na minha infância, não tenho tantas recordações da história e até já esqueci - ou nem sequer sabia! - alguns detalhes, de forma que tudo nessa experiência é praticamente novo. Ou assim espero a partir do momento que chegar no volume 5. Por enquanto, gostei de reler esses dois volumes para refrescar a memória; mais uma vez, não os achei excepcionais, mas, além do carinho pelos personagens e pela história, acho tudo muito lindinho e adorável. 

Ascensão, de Stephen King | ★★ ¹/²
Que livro esquisito! Acho que dá pra dizer que é um livro mais ~good vibes~ do King e, por isso, achei uma leitura válida. É uma daquelas histórias com uma premissa curiosa, mas que não entrega muitas explicações. No fim, a história funciona mais como um veículo para uma mensagem que o autor queria passar. Tem vários aspectos que podem ser vistos como metáforas para situações ou ações. Gostei da criatividade, me fez refletir. Mas acho que poderia ser mais longo, pois assim teria mais desenvolvimento dos personagens. Não achei (nem de longe!) a melhor coisa do Stephen King que eu li, mas não me arrependo de ter lido e nem sinto que perdi tempo. Gostei da narração do audiobook, que é feita pelo próprio autor. ❤️


Crema, de Johnnie Christmas & Dante Luiz | ★★★★
Que surpresa boa que foi essa graphic novel! Gostei da capa e já que estava disponível no Prime Reading, resolvi ler. Não sabia nada da história e acho que foi melhor assim; tudo foi uma surpresa bem envolvente. Gostei muito da ambientação no interior de Minas Gerais, do elemento sobrenatural e da vibe meio telenovela que a história traz. A arte é realmente bem bonita e me fez me sentir transportada para os cenários, fiquei com vontade de beber café toda hora também. O romance é bem fofo e gostei muito do casal, mas acho que poderiam ter desenvolvido um pouco mais pelo menos a parte do começo da relação, pois ficou parecendo um amor instantâneo. E acho que é nesse ponto que vem a minha única crítica: alguns momentos são muito corridos. Não chega a ser algo que atrapalhe a experiência, mas acho que teria sido legal ter um pouco mais de desenvolvimento de alguns personagens e de algumas situações. Queria saber mais do passado das duas protagonistas, principalmente da Esme. Ainda assim, adorei a leitura e recomendo! Eu também queria muito spin-offs com as histórias dos fantasmas de Bela Alvorada 😁

BECK - Mongolian Chop Squad -  volumes 1 - 11, de Harold Sakuishi | ★★★★★
Provavelmente a minha leitura favorita dos últimos três meses, definitivamente uma das melhores de 2021! Comecei a ler esse mangá despretensiosamente pelo Prime Reading e me apaixonei completamente pela história, pelos personagens, pelo humor, por tudo! Adorei a ideia de acompanhar a formação de uma banda de rock, os perrengues do início da carreira, assim como os mistérios relacionados a alguns personagens. A ideia do cachorro é ótima, eu vivo intensamente o sonho rockstar junto com o protagonista, morro de rir das situações nas quais ele se coloca ou é colocado...enfim, BECK - Mongolian Chop Squad é tudo para mim!

Ainda pretendo falar mais sobre essa leitura, até porque ainda tenho uns bons volumes para ler - ao todo, são mais de trinta e estão todos no Prime Reading/Kindle Unlimited -, mas enquanto esse dia não chega, fiquem apenas com a minha recomendação de uma história que mistura coming of age, slice of life, comédia, romance, mistério e rock. Leiam BECK, é bom demais. 


Laura Dean vive terminando comigo, de Mariko Temaki & Rosemary Valero - O'Connell | ★★
Lembro que quando essa graphic novel chegou aqui no Brasil, fiquei bem empolgada para ler, mas acabei perdendo o interesse com o passar dos meses. Se não fossem os comentários positivos da Ariel Bissett no podcast Books Unbound, acho que teria deixado para lá. Em todo caso, quando veio o Prime Day trazendo a versão digital por menos de dez reais, resolvi aproveitar e li no dia seguinte mesmo, de uma vez, e... acho que teria sido melho ter deixado pra lá mesmo. Não é nem que a graphic novel seja ruim, só achei mais do mesmo. Não sou o público ao qual a história se direciona, mas mesmo assim tentei compreender o porquê de tanto sucesso e, sinceramente, não entendi. Acho que talvez ela ressoe mais com o público adolescente, que ainda está se descobrindo e iniciando as suas primeiras experiências com relacionamentos. Além da arte lindíssima, gostei da representatividade e também do fato de que a autora aborda uma relação tóxica. Por outro lado, também senti que vários outros pontos levantados na história ficaram largados pelo caminho. No fim, foi apenas uma leitura ok.

0 yorum:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.