17 de março de 2021

COISAS QUE GOSTEI: Anexos (Rainbow Rowell)

Anexos foi publicado em 2011, é o primeiro romance de Rainbow Rowell e o terceiro trabalho dela que eu li. Assim como as leituras anteriores, essa também foi leve, divertida, envolvente e atingiu as minhas expectativas. É uma ótima comédia romântica bem no estilo das que eram feitas nos anos 90 e, como acontece nesses casos, alguns aspectos não envelheceram bem e podem ser problematizados atualmente. Contudo, não é isso que vim fazer hoje - e nem pretendo fazer em outro momento, desculpem - e prefiro destacar os pontos que mais gostei da leitura.

Acontece na virada para os anos 2000
A história é ambientada no final dos anos 90 e é cheia de referências da época, a mais marcante sendo o episódio que ficou conhecido como 'o bug do milênio'. Foi muito nostálgico lembrar desse momento e, ao mesmo tempo, me divertir com os comentários e receios dos personagens a respeito disso.

Referências cinematográficas
Beth, uma das protagonistas, é crítica de cinema e fala bastante sobre filmes, principalmente os que estão em cartaz e que ela precisa assistir à trabalho. Alguns exemplos de filmes citados: Mens@gem para você, Matrix e Pokémon: o filme. Eu adoro quando livros fazem referências a outras obras, então essa característica me agradou bastante e fiquei com vontade de assistir vários dos filmes.

Troca de e-mails
A história é contada de duas formas e uma delas é a troca de e-mails entre Beth e sua amiga Jennifer. Esse aspecto foi um dos que mais me agradou, já que é praticamente por conta das mensagens que elas trocam que o leitor consegue ter uma visão de como são as suas vidas, seus anseios e os obstáculos que precisam enfrentar. Além de ser muito divertido acompanhar os comentários que elas fazem sobre a redação do jornal, as novas regras, os outros funcionários, etc. A amizade delas é a parte mais legal do livro todo!

Mocinha bastante segura e mocinho inseguro
Na maioria das comédias românticas que eu me lembro de ter assistido/lido, a protagonista é normalmente uma jovem mulher meio perdida e que ainda está se descobrindo, enquanto o protagonista é um cara super confiante e que já sabe o que quer da vida. Gostei que em Anexos é ao contrário. Ainda que Beth e Jennifer tenham suas questões e passem por situações que transformam suas vidas e com as quais aprendem algo, sinto que é com o Lincoln que a gente companha um processo de amadurecimento e autoconhecimento. Gostei de acompanhá-lo nessa jornada.

As coisas acontecem em um ritmo natural. 
Uma das coisas que mais me incomodam em romances é o amor instantâneo e, felizmente, isso não acontece em Anexos. Acho que a história toda acontece durante o período de um ano e, junto com outros desafios nas vidas dos protagonistas, também acompanhamos o surgimento de seus sentimentos, todo o processo de se apaixonar, as inseguranças em relação a isso, etc. É tudo bem devagar e isso faz a gente se envolver com a história e torcer pelo casal.

Recomendo a leitura de Anexos para quem gosta de comédia romântica e está procurando algo leve e descontraído para ler. Acho que é uma boa opção para quem é fã dos filmes da época e do seriados Sex and the City e  Friends.

0 yorum:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.