1 de agosto de 2015

Assassinato no campo de golfe (Agatha Christie) | Hercule Poirot, livro #2

Assassinato no campo de golfe, é o terceiro romance de Agatha Christie e o segundo com o famoso detetive belga Hercule Poirot. Narrado em primeira pessoa pelo capitão Hastings, o mistério tem início quando Poirot recebe uma carta de monsieur Renauld, um milionário sul-americano que solicita os seus serviços com bastante urgência e lhe informa, sem muitos detalhes, que a sua vida está em risco. Intrigado, Poirot resolve partir para a França, onde seu futuro cliente vive. Ao chegar, ele nota que há algo de errado e é logo informado de que monsieur Renauld está morto. Fora assassinado na última madrugada com uma punhalada nas costas e seu corpo fora deixado no campo de golfe próximo a sua residência.

Surpreso e com a impressão de que há algo muito familiar neste caso, Poirot, fazendo uso de suas "células cinzentas", irá juntar as peças do quebra-cabeças que era a vida de monsier Renauld, buscando por motivos e suspeitos até que chegue ao verdadeiro culpado. Mas antes ele terá que enfrentar depoimentos contraditórios de pessoas que conheciam e conviviam com a vítima, além da presença de Girauld, um renomado detetive francês com métodos de investigação bastante questionáveis e que parece determinado a chegar à uma conclusão sobre o caso antes de Poirot.

***

Com uma narrativa envolvente e intrigante - como já era de se esperar da Rainha do Crime -, Assassinato no campo de golfe é um dos casos que mais gostei de ler. A investigação é cheia de detalhes, pistas (verdadeiras ou não) e personagens que prendem a atenção, o que torna impossível largar o livro até que o desfecho seja revelado. O caso, creio que um dos mais complicados que Poirot já encontrou, traz muitas reviravoltas, de forma que a chance de ser surpreendido no final é muito grande. Confesso que, como sempre, tentei investigar junto e errei. Aliás, mesmo com todas as pistas, não cheguei nem perto de descobrir o verdadeiro culpado. Ah, é neste livro que uma personagem é introduzida na vida do capitão Hastings.

A minha edição é a mais recente lançada pela editora Globo Livros, que traz uma capa bem bonita e atraente para os novos leitores, além das amadas páginas amareladas. A diagramação é satisfatória, assim como o tamanho da fonte. Porém, vale atentar para o fato de que alguns erros de revisão passaram. Ainda assim, não chega a ser algo que vá atrapalhar a leitura. 

Por fim, fica aqui mais uma dica de um livro bem legal da Agatha Christie e que, creio, pode funcionar muito bem para aqueles que nunca tiveram contato com o trabalho da autora.

0 yorum:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.