31 de dezembro de 2014

AS MELHORES LEITURAS DE 2014

O Retrato (Charlie Lovett)
Conheci esse livro por acaso e não sabia muito bem sobre o que era, além de que tinha alguma coisa a ver com um mistério relacionado à obra de William Shakespeare. Gostei bastante da leitura, não é o melhor livro que li na minha vida e acho que não vai mudar a vida de ninguém, mas é um livro muito gostoso de ler, que te envolve e que você não quer largar enquanto não chegar no final. Tem mistério e tem ação; não chega a ser policial, mas tem aquela característica que o faz o leitor ficar investigando junto com o personagem e é bem legal. Decidi colocar o livro na lista de melhores do ano porque ele me tirou de uma ressaca literária em questão de poucos dias.

O Príncipe da Névoa (Carlos Ruiz Zafón)
Primeiro livro da Trilogia da Névoa, este livro é bem no estilo das histórias do Zafón. Voltado para o público juvenil, o livro traz uma história sobre amizade e tem uma atmosfera meio macabra, assustadora e bizarra que acontece em um cenário tropical. É um livro bem bacana e que termina de um jeito meio estranho e que você não sabe dizer se entendeu direito. Recomendo bastante!

Cartas do Papai Noel (J.R.R. Tolkien)
É um livro muito fofo e que me fez ficar com vontade de ler outros livros do Tolkien, um autor que admiro bastante apesar de ter lido pouco. A leitura mostra muito de como era a relação dele com seus filhos ao trazer as cartas que o autor escrevia para eles como se fosse o Papai Noel. É muito bonito a forma como ele tentou manter viva neles a fantasia do Natal. A edição da Martins Fontes, além de trazer o conteúdo das cartas, inclui as ilustrações lindas que o autor fez para acompanhá-las.

A Máquina do Tempo (H.G. Wells)
Este foi um dos primeiros livros a trazer a viagem no tempo como tema e a leitura é bem envolvente, nos levando do século XIX até um futuro distante. O que mais me impactou foi perceber o tanto do século XIX que ainda trazemos conosco e como muitas das coisas que eles pensavam e se questionavam naquela época ainda são bastante atuais para nós. É uma aventura bem divertida e que eu recomendo.

O Herói Perdido (Rick Riordan)
Este é o primeiro livro da série Os Heróis do Olimpo, que começa muito bem. O universo já é familiar e novos personagens se misturam aos antigos. Gostei dos novos mistérios e das novas missões, e foi ótimo lembrar como as histórias do Rick Riordan são cheias de aventura e humor.

A outra volta do Parafuso (Henry James)
Adorei essa leitura, que é o tipo de terror que dá medinho mesmo. História de terror com espírito, casa assombrada e que envolve crianças. Apesar do início um pouco lento, achei bem envolvente e gostei do fato de não conseguir confiar na narradora; não dá para saber até que ponto ela tem credibilidade e o final é daqueles que deixam a gente questionando tudo.

Cidades de Papel (John Green)
Acho que este é um dos livros mais subestimados do autor; uma pena, porque é um dos meus favoritos dele. Tem uma história meio absurda, com alguns clichês e estereótipos, mas eu gostei da ideia. Também não achei a Margot uma personagem chata e acho que este é o livro do autor com o qual eu mais me identifiquei com as reflexões levantadas. Recomendo demais!

Eu sou Malala (Malala Yousafzai e Christina Lamb)
Adoro esse tipo de livro que traz o relato de experiências bem distantes das que eu vivi ou vivo; é possível aprender muito com o que a Malala tem a nos dizer. Gostei de como ela fala da sua vida no Vale do Swat e de como pude aprender sobre o que aconteceu no Paquistão depois da chegada do Talibã. É um livro bem marcante e assustador em diversos momentos, mas que eu acho que todos deveriam ler.

Mentirosos (E. Lockhart)
Claro que não poderia faltar este livro, que foi a maior surpresa que tive em 2014! Comecei a ler Mentirosos bem desacreditada e imaginando uma história sem graça e previsível, mas me enganei. Faz meses desde que terminei essa leitura e ainda estou pensando naquele final. A leitura é bem fluida, os personagens são cativantes e o cenário é bem envolvente. Realmente gostei e recomendo!

As virgens suicidas (Jeffrey Eugenides)
O melhor livro que li em 2014 e virou favorito da vida! Esse é o tipo de livro que demora para te abandonar, sabe? A gente termina de ler e ficamos dias, meses até, pensando sobre o que aconteceu e sobre as irmãs Lisbon.  A escrita envolve e mexe com os nossos sentidos, conseguimos sentir o que os meninos narradores sentem, conseguimos sentir a dor e os anseios deles; a sensação de incompreensão e frustração que a narrativa transmite também passa a ser nossa. Não posso mentir, é um livro bem melancólico, mas é um livro lindo.

0 yorum:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.