28 de maio de 2014

O Inimigo Secreto (Agatha Christie) | Tommy & Tuppence, livro #1

Ambientado na Inglaterra do pós - Primeira Guerra Mundial, em um contexto de crise econômica, O inimigo secreto traz a história de Thomas Baresford (Tommy) e Prudence Cowley (Tuppence), dois jovens desempregados e sem perspectiva de um futuro melhor. Cansados dessa vida, os dois decidem ser mais aventureiros e iniciam uma empresa nada convencional de investigações.

No primeiro caso - a serviço extraoficial para o governo britânico - os dois tem que encontrar Jane Finn, uma jovem órfã americana que desapareceu após embarcar em um navio rumo à Paris que naufragou em 1915. Acredita-se que ela estava de posse de documentos secretos que, após a guerra, poderiam comprometer o governo inglês e seus aliados. Dessa forma, é imprescindível que Tommy e Tuppence descubram o paradeiro de Jane e o que ela teria feito com os documentos. E tudo precisa ser feito de forma bastante discreta, de forma que não seja possível que grupos revolucionários tenham conhecimento da existência de tais documentos, que poderiam ser utilizados em uma greve geral.

Conforme as investigações começam a avançar, Tommy e Tuppence percebem que não estão sozinhos em sua busca por Jane Finn; o misterioso e perigoso Sr. Brown - o homem mais temido do submundo do crime, um grande mestre do disfarce com capacidade de aparecer e desaparecer sem deixar vestígios - também tem interesse nos documentos e fará uso de raptos, perseguições e até assassinatos para conseguir o que quer.
***

Confesso que estava bastante curiosa em relação a esse livro. Até então, só conhecia Poirot e Miss Marple e não via a hora de poder ter meu primeiro contato com Tommy e Tuppence. E esse primeiro encontro foi um tanto...agridoce. Calma, já explico.

Gostei muito dos dois protagonistas, principalmente de Tuppence que é, definitivamente, uma moça à frente de seu tempo! Cheia de iniciativa e sem se deixar intimidar por homens, Tuppence sabe o que quer e faz o possível para conseguir solucionar o caso. Tommy também não fica atrás; é bastante adorável, um cavalheiro e é impossível não sentir pena dele por sua situação financeira. Ele também rende alguns momentos de humor quando faz uso de sua língua afiada para escapar de situações muito perigosas.

Logo no início, o leitor é informado de que os dois se conhecem desde quando eram crianças e é inevitável não esperar por um romance, pois os dois formam um excelente casal. Felizmente, Agatha Christie fez tudo de uma forma bastante sutil e natural, o que, de maneira alguma, atrapalha o ritmo da investigação. Além dos personagens cativantes, o livro também traz uma forma bastante peculiar de investigação utilizada pelos detetives em questão. Ao contrário de Poirot, um detetive profissional que faz uso de um método mais convencional, Tommy e Tuppence são bastante amadores, o que acaba por ser tanto cômico, quanto perigoso, pois, a princípio, eles não sabem com quem estão lidando.

Quanto ao caso em si, não irei mentir. Consegui prever alguns acontecimentos e até um dos plot twists da história, mas errei no que diz respeito ao Sr. Brown. Apesar de o mistério ter sido bem construído, não consegui me envolver muito na história; não sei se foi o caso ou a narrativa, que achei bastante enfadonha em alguns momentos. O fato de não ter um assassinato como ponto de partida também foi algo que estranhei no começo, já que estou acostumada com os livros da autora que giram em torno da investigação da morte de alguém. 

De uma forma geral, gostei de O inimigo secreto mais por seus protagonistas do que pelo lado policial da história. Ainda assim, recomendo a leitura para aqueles que, como eu, adoram Agatha Christie. 

0 yorum:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.