31 de dezembro de 2013

Retrospectiva Literária 2013

E o fim de 2013 finalmente chegou! Hora de fazer os planos para o ano que vai começar e também de fazer retrospectivas. Esse fim de ano está bastante corrido por aqui, mas não poderia deixar os livros passarem em branco, né? Como no ano passado, participei da retrospectiva literária criada pelo blog Pensamento Tangencial

Uma aventura que me tirou o fôlego: A Tormenta de Espadas, de George R.R. Martin
Um terror que não me deixou dormir: O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, de Ransom Riggs
Um suspense eletrizante: Convite para um homicídio, de Agatha Christie
Um romance que me fez suspirar: A última carta de amor, de Jojo Moyes
Um clássico que me marcou: O diário de Anne Frank, de Anne Frank
Um livro que me fez refletir: O diário de Anne Frank, de Anne Frank
Um livro que me fez rir: As Crônicas dos Kane, de Rick Riordan
Um livro de fantasia que me encantou: O Circo da Noite, de Erin Morgenstern
Um livro que me decepcionou: A Livraria 24h do Mr. Penumbra (Robi Sloan), O futuro de nós dois (Jay Asher e Carolyn Mackler), O Natal de Poirot e O Mistério do Trem Azul (ambos de Agatha Christie), Anna e o Beijo Francês (Stephanie Perkins), O Chamado do Cuco (J.K. Rowling sob o pseudônimo Robert Galbraith)
Um livro que me surpreendeu: A Tormenta de Espadas e O Festim dos Corvos (ambos de George R.R. Martin)
O livro mais criativo: O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, de Ransom Riggs
A melhor HQ: Turma da Mônica - Laços (Vitor e Lu Cafaggi)
O infanto-juvenil que se superou: O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, de Ransom Riggs
A frase que não saiu da minha cabeça: "I go to seek a great perhaps", de François Rabelais, citada em Quem é você, Alasca?, de John Green.
Personagem do ano: Gueórgui, de O Palácio de Inverno, de John Boyne; Celia Bowen, de O Circo da Noite, de Erin Morgenstern
Casal perfeito: Marco e Celia, de O Circo da Noite
Autor revelação de 2013: John Boyne e Neil Gaiman
O melhor livro que li em 2013: O Circo da Noite, de Erin Morgenstern
Total de livros lidos em 2013: 41

Metas para 2014:


✔ A Abadia de Northanger, de Jane Austen
➤ Os Belos e Malditos, de F. Scott Fitzgerald
✔  Fahrenheit 451, de Ray Bradbury
➤  Grandes Esperanças, de Charles Dickens
✔  O Príncipe da Névoa, de Carlos Ruiz Zafón
✔  As virgens suicidas, de Jeffrey Eugenides
✔  Insurgente, de Veronica Roth
✘ Convergente, de Veronica Roth
➤ As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley
➤ As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis
➤ Os Heróis do Olimpo, de Rick Riordan