13 de janeiro de 2014

O Chamado do Cuco (Robert Galbraith) | Cormoran Strike, livro 1

Em O Chamado do Cuco acompanhamos o detetive particular Cormoran Strike, um homem que lutou na guerra, perdeu parte da perna, enfrenta o fim de um relacionamento conturbado e não tem dinheiro para pagar suas contas e, muito menos, uma secretária. O cara está no fundo do poço e não tem perspectiva de um futuro melhor, já que não tem nenhum cliente. Também conhecemos Robin, a eficiente secretária temporária de Strike, que acabou de ficar noiva de seu namorado de longa data.

As coisas começam a melhorar na vida de Strike, quando John Bristow - um influente sócio de uma agência de advogados - aparece em seu escritório e pede a Strike que investigue a morte de sua irmã, Lula Landry, uma modelo muito famosa que morreu após cair da sacada do prédio em que morava. Na época da morte de Lula, todas as pistas levaram a polícia a concluir que se tratava de um caso de suicídio, mas Bristow tem motivos para acreditar que sua irmã foi assassinada. Convencido de que a polícia realizou uma investigação completa, Strike não acredita que possa haver um assassino à solta, mas, como precisa do dinheiro, resolve aceitar. E é claro que, conforme as investigações vão avançando, ele também passa a acreditar que Lula Landry foi vítima de assassinato.

Todo o enredo do livro me atraiu e, mesmo com a narrativa lentíssima, não me deixei abalar. Porém, ao perceber o rumo que a história tomaria comecei a ficar desconfiada de que não iria gostar do desfecho. E, infelizmente estava certa. Sinceramente, não gostei da solução. Na metade do livro, já sabia quem era o culpado e, mesmo assim, quis acreditar que estava errada. Mesmo com uma trama bem construída, foi impossível não me chatear com o final bastante previsível.

De uma maneira bem geral, achei O Chamado do Cuco bastante mediano; não é o melhor livro policial que já li, mas não chega a ser o pior. Tem uma trama envolvente, personagens cativantes e bem construídos - que são o ponto alto do livro - e uma narrativa bem escrita e desenvolvida. Mas ainda assim, não gostei. Claro que o problema pode estar comigo, já que tanta gente amou. Recomendo que, antes de decidir se quer ou não ler o livro, procure outras resenhas. Indico a leitura para aqueles que, como eu, gostam da J.K. Rowling e de livros policiais.✦


0 yorum:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.