4 de fevereiro de 2014

Fahrenheit 451 (Ray Bradbury)

Considerado uma das distopias mais importantes do século XX - ao lado de 1984 e Admirável Mundo Novo -, Fahrenheit 451 , de Ray Bradbury, nos apresenta a um futuro incerto no qual a humanidade vive sob o domínio de um governo totalitário. Nessa distopia, a sociedade vive em um estado de alienação, no qual tudo é controlado e a única forma de obter informação é por meio de enormes televisões instaladas dentro das casas. Os livros e a leitura são proibidos, como uma forma de impedir que a sociedade se rebele contra o governo. Neste mundo, os Bombeiros são os responsáveis por atear fogo nos livros sempre que descobrem que alguém os está escondendo. Se for preciso, incendeiam a casa e todos os que se colocarem no caminho de sua missão.

O protagonista da história é Guy Montag, um Bombeiro satisfeito com sua profissão e com a vida que tem, até o momento em que conhece Clarisse McClellan, uma menina de 17 anos que reflete sobre o mundo e lhe faz perguntas que lhe soam estranhas. Ao conviver com Clarisse, Montag aos poucos vai percebendo o quanto se sente infeliz em relação à sua profissão e seu casamento. Após o desaparecimento da garota, Montag começa a se questionar a respeito da sociedade em que vive , sobre as autoridades a que obedece e, mais importante, sobre o quão poderosos e perigosos os livros podem, de fato, ser.

Vou ser sincera: escolhi muito mal o momento para ler este livro. Como a primeira escolha para 2014, Fahrenheit 451 não funcionou muito bem e eu culpo o começo de ano e o ritmo de festa por isso. Não estou falando de um livro para você ler na beira da praia ou enquanto toma sol na piscina; este é um livro para ser lido com calma, absorvendo cada ideia ali apresentada. Por isso, acabei deixando ele de lado até o fim de janeiro, quando as coisas começaram a se acalmar e pude me dedicar melhor ao livro.

Outro fator que me incomodou um pouco durante a leitura foi a narrativa, que em alguns momentos chega a ser meio poética, com bastante uso de metáforas. Não que eu ache isso ruim, mas em determinas partes começou a me irritar um pouco porque me pareceu um tanto excessivo. Com os aspectos negativos da minha experiência devidamente apontados, vamos ao que me agradou.

Gostei de perceber que a situação extrema apresentada por Bradbury não está tão distante da nossa realidade. Há exageros nos livros? Claro que sim! Mas o que é mostrado ali pode sim ser percebido em uma escala bem menor nos dias de hoje. Um exemplo disso são aquelas pessoas que não sabem absolutamente nada sobre os acontecimentos mais recentes do país ou do mundo, mas se você perguntar sobre o que aconteceu na novela ou no BBB, a pessoa sabe te dizer tudo em detalhes. Quando li sobre Mildred e sua obsessão pela Família, não pude deixar de pensar nessas pessoas. Não estou aqui para julgar ninguém, quer assistir novela, assista, oras! Eu assisto também! Mas acho que é importante manter um equilíbrio.

Outro aspecto que me interessou bastante foi saber que antes de os livros serem proibidos, eles foram abandonados. Aos poucos, as pessoas foram parando de ler e de se interessar pelos livros e pelas suas palavras; dessa forma, o pontapé inicial para a proibição dos livros partiu da própria sociedade. Novamente, impossível não encontrar semelhanças com a sociedade atual. É só dar uma olhada na média de livros lidos pelo brasileiro a cada ano (os dados são de 2012, mas pouca coisa mudou). Claro que há uma minoria (nós estamos inclusos nela, certo?) que gosta de ler e encontra nos livros, além de uma fonte para o conhecimento, uma forma de se divertir; mas de uma forma geral, infelizmente, a realidade do brasileiro é aquela em que livros são objetos de repulsa. Mais uma vez, Bradbury não exagerou tanto em suas "previsões".

Por fim, o que mais me agradou foi o fato de que, mesmo mostrando este mundo distorcido em um futuro assustador, Ray Bradbury ainda conseguiu pensar de forma positiva e nos entregar um final otimista. Gosto dos ares de esperança que ficam quando a leitura é concluída. Com isso dito, fica aqui a minha recomendação de uma leitura ótima leitura.✦

0 yorum:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.