24 de abril de 2013

O Palácio de Inverno (John Boyne)

 Em O Palácio de Inverno, John Boyne nos apresenta a Gueórgui Jachmenev, um senhor russo com seus 80 e poucos anos, que vive em Londres e que, em 1981, está prestes a perder Zoia, o amor de sua vida, que se encontra internada em fase terminal de um câncer. Sabendo da situação de sua esposa, Gueórgui começa a lembrar e narrar alguns acontecimentos da vida que tiveram juntos.

Paralelamente à essa narrativa, um Gueórgui mais jovem, no auge de sua adolescência, nos conta como deixou de ser um mero camponês, filho de lavrador que vivia em uma pequena aldeia no interior russo, para se transformar no mais novo membro da Guarda Imperial do czar Nicolau II, com uma missão especial: ser o guarda-costas do pequeno Alexei, herdeiro do trono russo. Através dos olhos de Gueórgui, podemos conhecer um pouco do que era a vida no Palácio de Inverno, a residência do czar e de sua família, em São Petersburgo. 

No que diz respeito à narrativa, a forma como John Boyne a construiu é muito criativa: ambas se intercalam; a narrativa de Gueórgui velho segue uma ordem decrescente, enquanto a narrativa do jovem Gueórgui ocorre de forma crescente. O clímax acontece quando ambas as narrativas se encontram. Outro ponto interessante e que merece ser ressaltado é que, enquanto acompanhamos as narrativas de vida de Gueórgui, podemos notar que acontecimentos marcantes do século XX - como a Revolução Russa, a Segunda Guerra Mundial e a morte de Stalin - servem como pano de fundo.

Particularmente, sempre me interessei por esse lado da história russa, que envolve a dinastia Romanov e este livro de John Boyne foi a escolha perfeita. Misturando ficção com realidade, o resultado obtido pelo autor é em um romance histórico emocionante, cheio de segredos e um desfecho excelente. O que mais gostei foi poder "conhecer" um pouco mais alguns personagens que marcaram a história russa e mundial, como a grã-duquesa Anastasia e o padre Grigori Rasputin.

Falando em linhas gerais, recomendo muito a leitura de O Palácio de Inverno para aqueles que estão à procura de um livro envolvente ou que gostam de romances históricos.✦

0 yorum:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.