15 de abril de 2013

A Hospedeira (Stephenie Meyer)

Não tinha a mínima intenção de fazer um post a respeito de A Hospedeira, de Stephenie Meyer, autora que havia me prometido jamais voltar a ler. Porém, passada a luta para terminar o livro, percebi que não o achei desagradável e até me identifiquei um pouco com alguns personagens. E, como a autora realmente me surpreendeu, resolvi que seria justo dedicar um espaço aqui para falar um pouco sobre esta leitura. Aproveitarei também para dar o meu breve parecer a respeito do filme, tudo bem?

Ambientado no futuro, A Hospedeira apresenta um mundo em que a humanidade foi quase extinguida após a invasão do planeta por uma espécie parasita de aliens, que captura homens e mulheres e "possui" seus corpos para que, assim, possam existir. Melanie Stryder, parte da resistência humana, vive isolada no deserto junto com seu irmão caçula, Jamie, e Jared, seu namorado. Após descobrir que sua prima ainda resistia à invasão em outra cidade, Melanie decide viajar para encontrá-la. Porém, no caminho é interceptada por Buscadores (Seekers) - aliens responsáveis pela captura de humanos - e acaba se transformando em mais uma vitima da invasão. Ao contrário de muitos humanos, Melanie luta contra a presença de Peregrina (Wanderer) - a parasita que ocupa o seu corpo e que já viveu várias encarnações diferentes em outros planetas - e em diversas situações, acaba por interferir em suas ações. 

A história é narrada por Peregrina que, de tanto escutar os pensamentos de Melanie, acaba confundindo os seus sentimentos com os dela e, consequentemente, se preocupando com Jamie e Jared. Dessa forma, Peregrina decide que fará o possível para protegê-los e esconder o paradeiro de ambos da Buscadora que capturou Melanie. Movida por sentimentos que desconhece e pela motivação de Melanie para reencontrar sua família, Peregrina abandona a vida que levava na civilização e parte para o deserto, onde sabe que deverá encontrar não apenas Jamie e Jared, mas um abrigo de sobreviventes.

Com exceção do prólogo e dos dois primeiros capítulos, achei o início de A Hospedeira bastante enfadonho e enrolado. Essa sensação me acompanharia ao longo de diversas partes do livro. Com isso não quero dizer que o livro seja ruim, muito pelo contrário, é um bom livro de uma autora bem ruim. Stephenie Meyer não se qualifica naquilo que posso considerar uma boa autora, me desculpem.

Eu deveria ter pesquisado um pouco sobre o livro e a forma como fora estruturado, poupando-me assim de uma série de aborrecimentos e atrasos literários. Estava conversando com uma amiga a respeito do livro e acabamos chegando à uma conclusão: o livro é bom, a história é interessante, os personagens são cativantes, a narrativa, no entanto, não flui em determinados pontos. E isso acontece porque, a meu ver, é como se Stephenie Meyer quisesse me lembrar constantemente que o livro fora escrito por ela. De acordo com a orelha da minha edição, A Hospedeira é o primeiro livro da autora voltado para o público adulto, porém, não é o que parece. Assim como na saga dos vampiros, nós leitores, fomos obrigados a conviver com os mimimis adolescentes de Bella Swan e sua eterna dúvida entre Edward e Jacob, em A Hospedeira, acompanhamos uma alienígena presa num corpo humano, forçada a lidar com sentimentos conflitantes e, como já era de se esperar, um triângulo amoroso. Porque sempre tem um triângulo amoroso no meio desses livros e isso, normalmente, é o motivo que me leva a não gostar tanto deles.

É como se uma narrativa interessante e - por que não? - eletrizante fosse constantemente interrompida para ceder espaço aos conflitos amorosos. Não que estes conflitos não sejam bons para o desenvolvimento dos personagens, mas ainda assim, o excesso deles em determinadas partes é incômodo e completamente desnecessário. Faz com que uma história legal e interessante que poderia facilmente ser escrita em 400 e poucas páginas termine em 619. Vejam bem, mais de cem páginas de puros mimimis e blablablas. Tem gente que gosta, mas este não é o meu caso. 

Mesmo com as minhas reclamações, ainda acho que A Hospedeira é um bom livro. Vale à pena ler? Sim, desde que você tenha em mente que, mesmo os protagonistas não sendo adolescentes, o livro é sim voltado para um público jovem adulto; dessa forma, você vai sim encontrar diversos aspectos comuns em livros para este tipo de público, o que pode ser positivo para uns e negativo para outros. Depende muito do seu gosto literário. Quanto ao filme, achei que foi uma boa adaptação - gente, não deve ser fácil adaptar 619 páginas em um único filme - , mas como é de se esperar de filmes baseados em livros, muita coisa ficou de fora. Nada de importante, que vá interferir na compreensão da história. Em linhas gerais: recomendo, mas se você tiver outras leituras em mente, dê prioridade à elas.✦

0 yorum:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.