1 de dezembro de 2013

A Sombra da Serpente (Rick Riordan) | As Crônicas dos Kane, livro #3

No final do livro anterior, Carter e Sadie conseguem encontrar e libertar Rá, o deus do Sol, porém o deus está longe de ser o que eles imaginaram. Além disso, os outros deuses - principalmente Ísis e Horus - não estão contentes com as ações dos Kane. Ao que tudo indicava, Rá seria o único capaz de derrotar Apófis, porém o deus parece estar completamente caduco, sem fazer a menor ideia do motivo de ter sido desperto.

No início de A Sombra da Serpente, as coisas continuam não muito bem para os irmãos Kane. Rá continua caduco, os outros deuses continuam se sentindo contrariados, Bes perdeu a sua alma, Walt continua amaldiçoado e muitos mágicos resolveram se opor aos Kane, contribuindo para a causa de Apófis. Só para não dizer que está tudo ruim: Amós virou o novo líder da Casa da Vida e Zia parece, finalmente, se entender com Carter. 

Logo no primeiro capítulo, Carter, Sadie e alguns de seus alunos estão em uma exposição sobre Tutancâmon. O motivo que os levou até lá é um exemplar do livro para derrotar Apófis escrito por um poderoso mágico chamado Setne na época do Antigo Egito. Acredita-se que existam apenas três cópias desse livro espalhadas pelo mundo e Apófis conseguiu destruir duas. Como é de se esperar, os Kane não tem muita sorte e o plano não funciona muito bem. Agora, Carter e Sadie terão que, mais uma vez, correr contra o tempo para derrotar Apófis e evitar que o mundo mergulhe em caos. 

Como desfecho para uma série, A Sombra da Serpente funciona muito bem. Assim como nos livros anteriores, traz bastante ação mesclando com mistério e informações sobre a mitologia egípcia. Ao contrário do que vinha acontecendo, o terceiro livro acaba não focando em um mito específico, mas sim na ideia que os antigos egípcios faziam de vida após a morte, apresentando informações a respeito do conceito de alma e sombra. No que diz respeito a desenvolvimento de personagens, Rick Riordan conseguiu fazer um ótimo trabalho; Carter e Sadie se mostram mais convictos a respeito de seus objetivos e estão prontos para liderar a luta contra Apófis e restaurar a Casa da Vida.

É válido mencionar também que o autor não deixou nada sem resolução. Tudo é explicado e todos os personagens tem um desfecho decente. Não fiquei com a sensação de que algo estava muito forçado ou algo do tipo. Gostei principalmente do tom "realista" que o autor resolveu utilizar para finalizar a trilogia, o que foi bastante coerente com o contexto e universo por ele criados. Sim, é um final feliz, mas não necessariamente um "...e foram felizes para sempre". Achei muito interessante também o fato de o autor deixar claro durante toda a trilogia que todos os seus livros estão ambientados no mesmo universo, o que abre margem para uma interação entre os personagens de As Crônicas dos Kane e de Percy Jackson e os Olimpianos. Aliás, a trilogia toda é cheia de referências à série de Percy.

Para finalizar: sim, eu aprovei o final da trilogia, gostei bastante de A Sombra da Serpente - apesar de ainda achar que O Trono de Fogo foi melhor - e recomendo muito a leitura para quem gostou dos dois primeiros livros, quem gosta das outras séries do Rick Riordan e para quem é como eu e adora uma aventura juvenil.✦


0 yorum:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.