31 de dezembro de 2012

Retrospectiva Literária 2012


O blog Pensamento Tangencial, propôs a postagem coletiva Retrospectiva Literária 2012, na qual devemos falar um pouco das nossas leituras ao longo do ano respondendo as perguntas propostas pelo meme. Lembrando que, algumas perguntas não tinham respostas, por isso, nem comentei. Espero que gostem!

A aventura que me tirou o fôlego: Trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins
O suspense mais eletrizante: Marina, de Carlos Ruiz Zafón
A saga que me conquistou: Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan
O clássico que me marcou: O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald, e Persuasão, de Jane Austen
O livro que me fez refletir: A culpa é das estrelas, de John Green
O livro que me decepcionou: Água para elefantes, de Sara Gruen
O livro que me surpreendeu: As vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky
Personagens do ano: Katniss e Peeta (Jogos Vorazes) e Charlie (As Vantagens de Ser Invisível)
O casal perfeito: Emma e Dexter (Um Dia, de David Nicholls)
Autor revelação: Carlos Ruiz Zafón
O melhor livro nacional: O livro amarelo do terminal, de Vanessa Barbara; 
O melhor livro que li em 2012: A Sombra do Vento (Carlos Ruiz Zafón), As Vantagens de Ser Invisível (Stephen Chbosky) e Um Dia (David Nicholls)
Em 2012 li: 24 livros

Meta literária para 2013: 

✔ Jane Eyre, de Charlotte Brontë 
✘ A menina que roubava livros, de Markus Zusak
⮞ Senhora, de José de Alencar
✔ Memória Póstuma de Brás Cubas, de Machado de Assis
⮞  Emma, de Jane Austen
✔ A Abadia de Northanger, de Jane Austen
⮞ Bonequinha de Luxo, de Truman Capote
✔ Morte Súbita, de J.K. Rowling
✔ Frankenstein, de Mary Shelley
⮞ O Dia do Curinga, de Jostein Gaarder